TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

terça-feira, 23 de junho de 2009

AMOR DE JESUS

AMOR DE JESUS


O amor de Jesus está implícito no coração de todos nós, mas o ser hominal pela sua imperfeição e teimosia não leva nada a sério. Faz o que vem na cabeça, agindo pelo instinto animal querendo mostrar sua força perante o seu semelhante. O resultado na maioria das vezes é catastrófico. O amor ao semelhante está imantado em quase todas as religiões. A doutrina de Jesus está repleta de nuanças consoladoras, onde predomina o bem em detrimento ao mal. Analisando alguns aspectos por inteiro, e tomando como base o comportamento hominal o homem mostra que não possui script, visto que esse é o sentimento por excelência. Os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito e por viver num mundo aberto está sujeito a todas as aberrações que encontra no seu convívio e no meio em que vive.

Sendo o homem o produto do meio, temos que analisar com profundidade que este meio é construído por ele próprio. Daí a origem de sua personalidade e imperfeição. “Dizem alguns estudiosos e pessoas de bem que em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. Bela afirmação que compilei para abrilhantar esta matéria de suma importância para os encarnados e neste rol inclui também os trabalhadores da última hora e os homens de boa vontade.
O que entendemos por Lei do amor? “A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! Ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo”. Nas sociedades escravistas da Antiguidade clássica estão às origens da chamada cultura ocidental, nosso universo mental tem suas raízes no modo de vida das sociedades gregas e romanas. O que significa isto para nós? Mostra que nossa forma de observar o mundo, o de raciocinar e de agir evoluem a partir do que os grandes pensadores gregos nos deixaram. Se já relatamos que vivemos em épocas de crise de todos os matizes, não seria útil para nossa compreensão a nossa problemática atual. Devemos procurar a todo custo conhecer as origens de nosso pensamento e de nossa cultura mental e associá-las ao amor de Jesus Cristo.

“Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo. O Espiritismo a seu turno vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Estai atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz o homem: condu-lo à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem”. Passagem muito bonita e que reflete a realidade da Doutrina espírita em nossas vidas. O amor de Jesus não tem crença, nem classe social ele ama o próximo, o irmão como está nos dois mandamentos que ele criou quando da sua profetização. “Ele disse: Eu não vim mudar a Lei e sim dá-la cumprimento, mas na realidade mudou, pois transformou os dez mandamentos trazidos por Moisés do Monte Sinai em dois”. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

“Disse eu que em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa”.

“E então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, há nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestiais”. Para não cometer falso testemunho queria dizer que estas últimas inserções foram absorvidas por minhas pesquisas, achei maravilhosa e na ânsia de anotá-las esqueci de batizá-la dando o nome do autor. Por isso peço mais uma vez minhas desculpas.

O Espiritismo redivivo mostra com todas as nuanças quais os reflexos que o organismo humano sofre através das alterações químicas irreversíveis. Mesmo nas mortes causadas por acidentes, mais muito quando uma doença fatal ataca o corpo. Esteja sempre amando Jesus colocando-o em seus corações e repassando seus ensinamentos, orando, fazendo preces pelos mais fracos e oprimidos fatalmente estarão vacinados contras a maioria das doenças oportunistas. “Fora da caridade não há Salvação” é o lema da doutrina mais bela e a que mais cresce no Brasil e quiçá no mundo.
Amemos, perdoemos, esta é nossa missão sublime. São belos ensinamentos do Mestre Jesus que devemos transformá-los em amor. Procurai com zelo seguirdes os ensinamentos orientadores do Evangelho, visto que eles exprimem a Lei de Deus na sua mais ampla expressão. A ela deveis submeter vossas vontades e caprichos, de modo a domá-las conforme a bandeira maior do Espiritismo. Conhecemos o verdadeiro espírita pelos esforços em dominar suas más tendências. A vacina, o antídoto para este mal está a nossa disposição a toda hora, o dia todo, o amor incondicional a Jesus. Quem ama o Mestre por extensão recebe as benesses do Pai Todo Poderoso, nosso querido Deus. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI – DA ALOMERCE E DA AOUVIR/CE

Nenhum comentário:

Matérias Espirituais

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.