TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

RELIGIÕES E SUAS NUANÇAS



RELIGIÕES E SUAS NUANÇAS

“Dentro de você há um desejo da expansão, de progresso, que não quer ficar fechado ou impedido. No entanto, se tiver que conviver com a rotina, empregue o seu potencial de inteligência externa. Reconheça-se com poder de se transformar, de melhor se gerir, de adentrar-se e sacie a sua sede de infinito”(Lourival Lopes).

Quando tentamos dialogar e discutir no bom sentido, as nuanças religiosas, algumas pessoas usam o clichê popular: ”De que religião e política ninguém discute”. Será que entre os hominais, não existe clima para um diálogo sadio no tocante aos pontos centrais, bem como, os duvidosos sobre determinada crença? Cremos que sim. Umas gotinhas de boa vontade, outras de compreensão adocicadas pelo amor e a interação tudo pode transcorrer numa psicosfera de entendimento e calma e sem atropelos.

A religião perfeita será aquela de cujos artigos de fé nenhum estejam em oposição àquelas qualidades ou atributos divinos, aquela cujos dogmas todos suportem a prova dessa verificação sem nada sofrerem. Na realidade não existe religião que seja a melhor de todas, e, sim religiões que nos esclarecem melhor as nossas dúvidas. Alguns dicionários definem religião como sendo uma palavra de derivação latina religione, crença na existência de uma força ou força sobrenatural, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adotada(s) e obedecida(s).

A manutenção de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos. Virtude do homem que presta a Deus o culto que lhe é devido.  Reverência às coisas sagradas.  Crença fervorosa; devoção, piedade. Crença numa religião determinada; fé, culto. Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc. Modo de pensar ou de agir; princípios.

Alguns chegam a classificar as religiões em comparada e de possessão. A comparada seria o ramo de estudos, desenvolvido principalmente no séc. XIX, em que se empregam conceitos das ciências sociais e métodos e conhecimentos científicos para, mediante a comparação objetiva entre as diversas religiões particulares, determinar a história e explicar a natureza da religião como fenômeno humano universal. 

Já a de possessão o conjunto de práticas e crenças religiosas que formam um sistema em que a experiência da possessão por espíritos, divindades, etc. tem importância central; culto de possessão. Religião do caboclo.  A religião em nosso pensar é antes sentimento, que conhecimento, é a alma da adoração e da justiça; o corpo dessa alma é a igreja universal (por favor, não confundir com a IURD). Quando nos reportamos sobre igreja universal estamos citando o nosso coração, pois os nossos sentimentos apesar de passarem por nossa mente devem fazer moradia em nossos corações.

“Segundo Cláudio da Silva, a melhor de todas as religiões é aquela que só ensina o que é conforme a bondade e justiça de Deus; que dá de Deus a maior e mais sublime ideia e não O rebaixa emprestando-Lhe as fraquezas e as paixões da humanidade; que torna os homens bons e virtuosos e lhes ensina a amarem-se todos como irmãos; que condena todo mal feito ao próximo; que não autoriza a injustiça sob qualquer forma ou pretexto que seja; que nada prescreve de contrário às leis imutáveis da Natureza, porque Deus não se pode contradizer ou derrogar suas leis; aquela que procura melhor combater o egoísmo e lisonjear menos o orgulho e a vaidade dos homens; aquela finalmente, em nome da qual se comete menos mal, porque uma boa religião não pode servir de pretexto a nenhum mal; ela não lhe deve deixar porta alguma aberta, nem diretamente, nem por interpretação. Julgai e escolhei”.

Uma das mais belas conotações sobre religião que já tivemos conhecimento. Aproveitando o ensejo queremos dizer que se um dia o homem imantar todos esses belos e proveitosos predicados, talvez tenhamos uma religião perfeita e sem lisura alguma. Como o movimento religioso é feito por homens e se o mundo de regeneração demorar mais do que o necessário, ainda levaremos muito tempo para termos a religião perfeita, a religião que agradará com certeza ao Deus Pai Todo Poderoso e ao Mestre Jesus Cristo.

Porque tantas religiões no mundo? Esta é uma pergunta que não quer calar. Seria fruto do orgulho, da insatisfação humana, do interesse próprio, da vontade de se criar um patrimônio monumental, através da ilusão e da enganação aos próprios fiéis, ou seria amor próprio? O religioso não é apenas o home que abraça uma seita sacerdotal, o que está desligado do mundo pelos dogmas de uma igreja, mas sim todo aquele que é honesto, crente e bom. Uma “trindade” difícil de ser encontrada nos dias atuais.

A indecisão religiosa não é nova, vem desde os primórdios, mesmo quando o homem rastejava a cata da evolução. O desejo de encontrar um ser superior, uma força, uma energia para se confessar e receber os fluidos benfazejos, sempre esteve presente na mente humana.  Você sabia que desde a Reforma Protestante, iniciada por Lutero em 1517, até os dias atuais, surgiram milhares de igrejas, seitas religiosas de todos os matizes e ainda continuam se alastrando. Senão vejamos: Igreja Luterana Protestante fundada por Lutero, Igreja Anglicana Episcopal, fundada pelo rei da Inglaterra, Henrique VIII, em 1534.

Igreja Anabatista, fundada na Suíça em 1522, por Ulrich Zwinglio, Igreja Prebisteriana, fundada por um ex-padre João Knox, Igreja Menonita, também fundada por um ex-padre Meno Simons; Igreja Huterita, fundada pelo tirolês Jacob Hutter, Igreja “Os Radicais Místicos ou Espirituais” são os seguidores de Kasper Schwenkfeld, Igreja “Radicais Socinianos Racionalistas” fundada por Lelio Sozzini de Siena, Igreja Batista, fundada por João Smith, Igreja Congregacionista, fundada por Robert Brawnw, na Inglaterra, Igreja Metodista, fundada por João Wesley, na Inglaterra em 1727.

Igreja Adventista do Sétimo Dia, fundada por Guilherme Muller nos EUA, ele afirmou que Jesus viria a terra em 22 de outubro de 1844, mas Jesus não apareceu, em 1845 - Jesus também não apareceu e em 1849, também Jesus não veio, predisse por várias vezes o fim do mundo e o mundo continua no mesmo lugar. Testemunha de Jeová, fundada por Charles Taze Russel, nos EUA, em 1874 com o nome “Sociedade Torre de Vigia”, entre 1916 e 1948, mudaram as Sagradas Escrituras 148 vezes, recebiam e doavam sangue, hoje proíbem. Igreja Apostólica, fundada por Eurico Matos Coutinho, que se chama de “bispo” (1940). Morava em São Paulo no Brasil, Igreja Congregação Cristã do Brasil, mais conhecida por igreja do véu, fundada pelo reverendo de origem italiana Luís Francescon, em 1909, em Platina no Paraná.

Igreja Assembleia de Deus, fundado por cerca de 100 congregações diferentes nos EUA, em 1914, Igreja do Evangelho Quadrangular, iniciada por Harold Williams, é um ramo do Pentecostalismo, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias mais conhecida como igreja dos Mórmons. Fundação de Joseph Smith, em 1830, nos EUA, eles esperam uma Sião terrena e sua teologia não coloca Jesus como Senhor e Salvador, apesar de aceitar a Bíblia e o Livro dos Mórmons.

“Igreja Pentecostal” “Deus é Amor”; fundada pelo missionário David Miranda, em 1962, Igreja Messiânica, fundada por Meishu Sama, em 1936, no Japão, crença na reencarnação e na purificação dos Espíritos, Igreja Universal do “Reino de Deus”, fundada pelo “bispo” Edir Macedo em 1977 no recinto de uma antiga funerária no subúrbio do Rio de Janeiro, não prega a salvação da alma, e sim a prosperidade matéria de seus adeptos prega demônio-prosperidade, pois atribui ao capeta todas as mazelas do homem. Vodu- crença sincretista dos negros antilhanos, O culto do Santo Daime é uma seita que segue o ritual da comunhão do chá conhecido como Ayahuasca, Igreja da Unificação do Reverendo Moon, fundada pelo líder coreano, que a si mesmo intitula reverendo Sun Myung Moon, intitulava-se o próprio Messias e burlava sempre o fisco de seu país.

Budismo, Confucionismo, Hinduísmo, Islamismo, Culto Ofídico, Janaísmo, Falicismo, Seicho-No-Iê, Quiromancia, Necromancia, Macumba, Umbanda, entre muitas outras.  Vejam como o homem é inseguro em termos de crença. Nosso irmão Jeovah Mendes nos remete a uma meditação sobre esse número grandioso de crenças. Queríamos encerrar esta matéria afirmando que a crença esta a disposição do homem e sua escolha dependem do interesse de cada um, pois jamais poderemos condenar quem escolhe religião A, ou religião B. Fácil é desprender-se da moeda que sobra, em favor do vizinho necessitado, mas é muito difícil projetar; a beneficio de outrem, o sorriso de estímulo e o abraço da fraternidade que ajuda efetivamente. Se o Mestre Jesus veio ao orbe terrestre pregar o amor e o perdão, por que não aderi-los. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA UBT-DA AVSPE

Nenhum comentário:

Matérias Espirituais

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.