TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

terça-feira, 27 de novembro de 2012

“A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS” E O “BISPO” MACEDO


“A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS” E O “BISPO” MACEDO

“Para conseguir o fortalecimento interior, acredite possuir um poder que só mesmo Deus seria capaz de por em você. Exercite o seu poder para modificar, reiniciar, refazer, construir. Se era esquecido, veja-se com boa memória: se agasalha a doença, apresente-se são: se pensava ser azarado, aprecie-se com sorte. Ajuste-se a um ritmo de paz, progresso e fortaleza, sentindo a sua competência circular nas veias.” (Lourival Lopes). 

Será que a Igreja Universal é mesmo “O Reino de Deus”? Nenhuma igreja é reino de Deus, visto que seu filho Jesus Cristo, não criou e nem fundou nenhuma religião. A imperfeição das religiões acompanha as imperfeições dos homens, quer queiram quer não. Criado simples e “ignorante” e além do mais imperfeito, o ser humano, desde os primórdios, jamais conseguiu se assoberbar do bem e, o mal é o seu companheiro no cotidiano diário. Além de aderir ao mal, é egoísta, invejoso, materialista, ateu, agnóstico, orgulhoso, e em suas veias corre a maledicência. Fundada pelo “bispo” Edir Macedo em 1977 no recinto de uma antiga funcionar, num subúrbio do estado do Rio de Janeiro. De lá para cá, a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) teve um crescimento vertiginoso, a ponto de superar em apenas duas décadas, os resultados obtidos em séculos de proselitismo empreendido por católicos e protestantes. 

A palavra proselitismo refere-se à diligência ou zelo em fazer prosélitos, ou o conjunto deles. Refere-se também a pagão que se converteu à religião de Israel. Aquele que se converteu a uma religião diferente da que tinha. Indivíduo que aderiu a uma doutrina, ideia ou sistema, partidário e sectário. A Igreja Universal não prega a salvação da alma, e sim, a prosperidade material de seus adeptos. Sua principal ferramenta para arregimentar prosélitos consiste na dualidade demônio-prosperidade, ou seja, bispos e pastores procuram atribuir ao capeta a responsabilidade de todas as mazelas que se abatem sobre as pessoas, como por exemplo: fome, desemprego, doença ou mesmo insucesso na vida profissional.

Mal sabem eles que a maioria dos problemas modernos é consequência da conjuntura socioeconômica, imposta pela nova ordem mundial, que está submetendo tudo a uma redefinição de valores, não só de ordem material, mas também espiritual. Infelizmente o povo brasileiro,, pobre de entendimento e rico de necessidades, se deixa levar docilmente pela conversa enganosa de líderes religiosos que “vendem” um lugarzinho no Céu em troca de dividendos financeiros, em nada diferindo de muitos membros da classe política nacional, que, antes das eleições, oferecem mundos e fundos para o povo, mas, depois de eleitos, é “mundo” para eles e “fundo” para todos. (Fonte: Curiosidades da Bíblia e da História – De Adão aos nossos dias – de Jeovah Mendes).

A Igreja Universal não passa de um mensalão, que tem a cobertura de uma pretensa religião. Jesus Cristo pregava em qualquer lugar e a riqueza material nunca passou em seu pensamento, visto que ele procurava atender os mais fracos e oprimidos. Do ano de 1977 de uma velha funerária passou a ser uma empresa bem sucedida. Para que isso acontecesse haveria necessidade de um grande trabalhohonesto, sem que os fiéis fossem enganados. A IURD cresce em patrimônio e seus fiéis decrescem, pois induzidos a contribuir com valores altos para obter supostos milagres. Vejam o berço de Jesus Cristo e os locais onde reside o controvertido bispo Macedo. Sinceramente, não podemos afirmar que Macedo tenha pagado a Revista “Isto É”, mas tudo indica que seja. 

Edir Macedo diz: “Muitos me odeiam sem me conhecer”. Não é preciso conviver com o bispo em alusão para formar opinião, é só fazer uma varredura na Rede Mundial de Computadores (Internet) que ficaremos cientes das diabruras praticadas por Edir Macedo. Qualquer mídia escrita não usaria uma matéria de capa sem respaldos financeiros. “Entenda como o bispo da Igreja Universal se tornou o maior Best-seller do País, com um livro que já vendeu, em dois meses, 350 mil exemplares. Após sete anos de recolhimento, ele quebra o silêncio e, em entrevista inédita, diz que é perseguido e fala dos seus planos para o futuro”. (Fonte: Revista “Isto É” de nº.). 2246/ano 36/ 28/11/2012. É muito fácil compreender essa “venda” extraordinário do livro. A Igreja possui todos os meios para publicar qualquer livro e fiéis para vender, isto é, fazer um tipo de rádio peão. Se nós no momento tivéssemos uma política séria, as investigações feitas pela Polícia Federal contra a IURD iria se deparar como o STF (Supremo Tribunal Federal) e se ater as análises do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Igreja nenhuma foi criada para obter fins lucrativos. 

Devido a este fato, o patrimônio da Igreja Universal deveria ser analisado para que se tenha noção da sua regularidade ou não. A autobiografia de Edir Macedo é o livro mais vendido no Brasil – 350 mil exemplares em dois meses – bate recordes no Exterior. Em “Nada a Perder”, o fundador da Igreja Universal conta que sofreu Bullyng quando criança, afirma que a sua sina é barrar os católicos e conta como os 11 dias de prisão influenciaram sua vida. Sinceramente, de 1977 para cá somente um milagre seria capaz de apontar como Edir Macedo chegou a esse patrimônio. Seria outro milagre se o governo resolvesse analisar a fundo as artimanhas que usou para angariou tanto dinheiro e conseguir o patrimônio que tem hoje. Teria usado a velha lavagem cerebral? Por que o Bispo não se instalou em países muçulmanos? (Grifo nosso). 

As acusações de charlatanismo, curandeirismo e enriquecimento com a exploração da fé dos mais humildes não impediram a Igreja Universal de se transformar em um dos maiores fenômenos religiosos das últimas décadas. Os católicos não esquecem a cena em que um bispo da IURD chuta a imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O pastor RR Soares vai - na mesma pisada e caminhada de Edir Macedo e são cunhados, o pastor Waldomiro já foi discípulo de Edir Macedo. Ficamos a imaginar qual o procedimento que a equipe de pastores dessas supostas igrejas evangélicas conseguem arrecadar tanto numerário, visto que nenhuma igreja aqui no Brasil tem fins lucrativos. A revista em seu bojo fala sobre marajás de jaleco e, aqui nós apelidando esses supostos religiosos de marajás de paletós. Na cadeia o bispo responsabiliza os líderes católicos pelos 11 dias que passou na prisão, acusado de charlatanismo, curandeirismo e estelionato. “Eu barrei a Igreja Católica naquele dia”, diz Macedo. “E, simbolicamente, seria um prenúncio do que se tornaria a sina da Igreja Universal ao longo dos anos”. 

A construção do pastor de multidões. A revista com matéria assinada pelo jornalista Mário Simas Filho, mostra a trajetória da vida de Edir Macedo. Nasceu em 18 de fevereiro de 1945, em Rio das Flores, Estado do Rio de Janeiro, filho de Henrique, um dono de armazém e Eugênia, uma cozinheira. O casal tinha mais seis filhos. Em 1963 - inicia carreira no funcionalismo público, como contínuo na loteria do estado do Rio de Janeiro. Foi funcionário público durante 16 anos. Em 1964 – Formado em lar católico, Edir Macedo abraça aos 19 anos, a fé evangélica, por meio da igreja Nova Vida. Em 1971 – Casa-se com Ester Eunice Rangel Bezerra, com quem tem três filhos: Cristiane Cardoso, Viviane Freitas e Moysés Bezerra, adotado em 1985. 

Em 1974 torna-se pastor evangélico. Em 1977 – Funda a IURD com o pastor RR Soares (atual líder da igreja Internacional da Graça de Deus); em 1989 – assume a direção da TV Record. Dois anos depois, obtém o controle da emissora. Nos anos seguintes, monta um conglomerado de comunicação, com jornais, revistas, emissoras de rádio e tevê e portais. É muito patrimônio em pequeno espaço de tempo. Parece até que choveu dinheiro no terreno da Universal. Em 1992 passa 11 dias preso sob a acusação de charlatanismo, curandeirismo e estelionato. Em 1995 – No programa “Despertar da Fé”, da TV Record, o bispo Sérvio Von Helder chuta a imagem de Nossa Senhora Aparecida, criando intensa polêmica. 

Em 2007 – Lança a biografia “O Bispo, a História Revelada de Edir Macedo”. Num recente concurso para saber qual o brasileiro mais destacado, o bispo em alusão ficou nos últimos lugares e quem foi eleito o brasileiro de todos os tempos, Francisco de Paula Cândido Xavier (Chico Xavier). Chico psicografou mais de 426 livros e todo dinheiro arrecadado foi distribuído com instituições de caridade. A revista publica os Best-Sellers atuais: “Um comparativo entre os mais vendidos no Brasil em 2012”. Boni – 65.370 livros, Steve Jobs -55.130 livros, Diogo Mainardi (A Queda) 18.234 e Mark Owen (Não há dia fácil) 2.150 livros, o bispo em 60 dias (Nada a Perder) 350.000 livros. 

Vejam quais os livros mais vendidos no mundo: Bíblia Sagrada – 3,9 bilhões de cópias, O Peregrino - 900 milhões de cópias; O Livro Vermelho - 900 milhões de cópias; Alcorão – aproximadamente 800 milhões de cópias; Dom Quixote - 500 milhões de cópias; Dicionário Xinhua Zidian 400 milhões de cópias. O Pequeno Príncipe 200 milhões de cópias; O Senhor dos Anéis 150 milhões de cópias; O Livro dos Mórmons 120 milhões de cópias, as Aventuras de Pinóquio 35 milhões de cópias entre outros. 

Somente os dois primeiros livros desta lista parecem ser um consenso em quase todas as listas divulgadas no mundo. Publicações como Dom Quixote (Miguel de Cervantes), Livro do Devoto Comum (Thomas Cranmer), O Peregrino (John Bunyan) e O Livro dos Mártires (John Foxe) costumam figurar em certas listas, como mais vendidos. Não estamos condenando que compra e que ler o livro do bispo Macedo, no entanto, ele está muito longe de ser considerado um Best- Sellers. Lembre-se de que coração bate de leve; deixa os teus sonhos horríveis, que um coração nunca deve sonhar coisas impossíveis. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE.

Nenhum comentário:

Matérias Espirituais

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.