TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SABEDORIA DOS IDOSOS

SABEDORIA DOS IDOSOS

Os idosos possuem muita sabedoria acumuladas na vivência diária, e nos ensinamentos que a vida lhes proporciona. Em todos os dias que passam, em cada semana, a cada mês e a cada ano, a experiência aumenta com a mesma intensidade que aumentam seus cabelos brancos. A cada fio branco que surge é mais uma lição adquirida. O ser humano envelhece apesar do extinto de conservação, mas o espírito continua jovem. Não entendemos porque os filhos e parentes abandonam seus idosos em asilos de mendicidade, creches e sanatórios, como se o ser humano que auferiu aos seus dependentes, esforços, educação, amor, fraternidade e carícias mil. Não devemos abandonar nossos idosos a própria sorte.

Que bom seria se toda humanidade se conscientizasse do amor fraternal, que devemos dispensar aos nossos antepassados. O homem pelo seu egoísmo, pela sua arrogância e falta de amor só pensa em si e usufruir benefício próprio. Jesus Cristo não passou pela velhice, mas ensinou aos anciões do templo muitas lições que ainda perduram nos dias atuais.
O egoísmo humano está selado em seu ego, apesar do livre arbítrio dado por Deus. A Inteligência Suprema Causa Primeira de Todas as Coisas, foi boníssimo para o homem, dando-lhes inteligência, livre-arbítrio (escolha da prática do bem ou do mal) e de quebra o instinto, que é mais um atributo dos animais irracionais.

Os idosos são nossos companheiros de vida orbital e a eles devemos todo respeito. “Os companheiros são sempre alavancas de apoio que devemos agradecer a Deus. Diante, porém, das tarefas a realizar, não exijas tanto dos amigos queridos que te estendas amparo”. “Ergue-te, enquanto é tempo, e faze, por ti mesmo, o bem que possas”. Se o teu semelhante não respeita seus idosos, esquece dele e cumpre o teu papel que Deus te destinou. Diante de tantas coisas maravilhosas que Deus deixou para o homem não conseguimos entender a violência de hoje. Ela está inserida na família, nas religiões, na política, em todas as classes sociais, nas etnias, visto que em pleno século XXI, ainda existe discriminação de raças, da pobreza, da miséria, dos menos aquinhoados e estropiados.


O auxilio proporcionado pelo homem de maneira espontânea se transforma em caridade. “Auxiliando a outros, obterás igualmente auxílio. É por esta razão que no Serviço ao Próximo encontrarás sempre o endereço exato do socorro mais urgente de Deus. Tranqüiliza quantos te desfrutam a convivência e faze-os felizes, tanto quanto puderes”. “Deus deixou duas leis infalíveis na Terra: a de ‘Ação e reação’ e ‘Causa e Efeito”, todos nós estamos sujeitos a elas dependendo do bem e do mal que praticamos aqui na terra. Vamos respeitar tratar bem nossos idosos, visto que um dia seremos um deles. Neste rol, neste écran vamos inserir as crianças, principalmente as menos favorecidas. Jesus amava as crianças e sempre dizia: “Deixai vir a mim as criancinhas, pois elas herdaram o reino dos Céus”.

Não façamos ouvidos de mercador, visto que a semente plantada e regada aqui os frutos serão colhidos aqui mesmo e as bonanças serem aumentadas quando nos livrarmos da matéria grosseira que faz nosso casulo material. No uso fruto do bem se acumula pontos positivos, e na prática do mal aumentaremos pontos negativos. Não entendemos, mesmo com anuências e o bem pensar como o ser humano entra na escala negativa passando a roubar, furtar, seqüestrar, matar por coisas banais, como dose de aguardente, pares de chinelos e até mesmo por um real. Temos que todos os dias aprender com os sábios e entre os sábios estão os seres humanos que nós os consideramos e chamamos de velhos e idosos, mas na verdade eles são sábios em potencial e nós aprendizes do tempo. O tempo colocado à disposição das boas ações se reverterá em bonanças.


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

Nenhum comentário:

Matérias Espirituais

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.