TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DOAÇÃO

DOAÇÃO

A doação seja ela qual for é um atributo de amor. É bom sempre alertamos as pessoas que são doadoras, de que, o presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e Tecidos (ABTO), Valter Duro Garcia, diz que é preciso mudar o perfil do doador de órgão brasileiro. Segundo ele, há mais de cinco anos se discute a mudança desse perfil que consiste em utilizar os potenciais doadores na condição do que os médicos denominam de limítrofes (idosos, hipertensos, diabéticos). "Estamos atrasados".

Isso já ocorre há muito tempo em países desenvolvidos. Que fique bem claro esse alerta. Doação é uma palavra de origem latina donatione e quer dizer: Ato ou efeito de doar; aquilo que se doou; dádiva; documento que legaliza e assegura a doação; doação inoficiosa; aquela que excede a legítima e mais a metade disponível. Os resultados de campanha organizados que incentivam as doações de órgãos, ainda são claramente tímidos.

A Associação Brasileira de Transplantes (ABTO) analisa a lista de espera por transplantes alcança a casa das setenta mil pessoas. Existem critérios a ser estudados, principalmente em casos de urgência. A doação é feita sempre que existe comprovação da morte encefálica. A doação de órgãos tem como respaldo a Lei nº. 9.434/97, prevê que a autorização da doação dos órgãos e partes dos corpos de pessoas falecidas tem uma pendência importante. O conjugue ou parentes mais próximos podem autorizar a doação de órgãos do estagnado biologicamente. Essa doação independe de autorização judicial passada em cartório.

Qualquer pessoa pode ser doadora, desde que haja autorização da família. Doe seus órgãos em vida e pratique uma ação de amor para com o seu próximo. O doador em potencial é aquele que se encontra nestas situações: “As partes do corpo ainda estão ligadas a aparelhos que as mantêm funcionando. No entanto, em 72 horas, se cada uma delas começa a apresentar falência”, sendo a única exceção as córneas, que podem ser retiradas para o transplante no período máximo de seis horas, após qualquer tipo de óbito.

No caso de morte encefálica aparente é preciso muita cautela. Para o presidente da Associação dos Transplantados Cardíacos do Ceará, Carlos Damasceno, a Lei Seca não vai interferir na doação de órgãos. "Nós necessitamos de órgãos para doação, pois tem paciente na fila de espera, mas não queremos que as pessoas se matem no trânsito." Muito oportuna essa advertência do presidente da Associação de transplantados Cardíacos do estado do Ceará.

O transplante de medula é um pouco diferente, ele pode ser feito com o doador em vida e está diretamente indicado para alguns casos. O de leucemia e o de transplante medular, linfomas e anemias congênitas, sendo um procedimento clínico aparentemente simples, mas não pode ser efetuado sem anestesia geral, segundo afirmação de médicos especializados na área. Afirmar que são duas incisões na bacia em cada um dos lados. Neste local são realizadas punções de células troncos. É simples como afirmamos, visto que o doador pode ter alta médica e ir para sua residência no dia seguinte.

Convém salientar que mesmo depois da alta o doador deve ter um repouso de uma semana no mínimo. Falamos em transplante nesta matéria e o que seria: segundo os estudiosos da área de saúde, o transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto. Falamos em morte encefálica e ela ocorre quando acontece a parada definitiva e irreversível do encéfalo (cérebro e tronco cerebral), provocando em poucos minutos a falência de todo o organismo. É a morte propriamente dita.

O ser humano é um doador em potencial e as partes do corpo que podem ser doadas são: “os dois rins, dois pulmões, coração, fígado e pâncreas, duas córneas, três válvulas cardíacas, ossos do ouvido interno, cartilagem costal, crista ilíaca, cabeça do fêmur, tendão da patela, ossos longos, fascia lata, veia safena, pele”. Um único doador tem a chance de salvar, ou melhorar a qualidade de vida, de pelo menos 25 pessoas. Vejam como é importante esse ato de doação, por isso afirmamos no início, de que a doação sempre será um ator de amor.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE

Nenhum comentário:

Matérias Espirituais

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.