TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O BATISMO E O PAGANISMO



O BATISMO E O PAGANISMO

“Muito você pode fazer. Não são poucas as obras, benefícios e progressos que você pode realizar. Como são incontáveis as suas inteligências e capacidades o produto delas, os resultados são também incontáveis. Acredite”!(Lourival Lopes).

O mundo em que vivemos, bem que merecia proporcionar uma vida mais saudável e proveitosa para os seus habitantes. Nestes tempos de paradoxos, em que muito se fala no bem e na necessidade de praticar-se a caridade, em que se exaltam os valores Cristãos, esses apetrechos são banalizados e desconhecidos dos homens que não procuram se aperfeiçoar no tocante a espiritualidade. A paciência, a mansuetude, a fé raciocinada deveriam ser pontos fortes na vida humana e, proporcionar momentos felizes, capazes de esmaecer a violência que predomina no orbe terrestre. Procuramos temas que são dinâmicos e, também controvertidos em função das religiões, e o que elas consideram paganismo em relação com o batismo.  

Será que a criança não batizada carrega consigo algo de anormal, um pecado, ou delineações que possam prejudicá-la no futuro? É hora senhores de mergulharmos em nós mesmos, em regime firme, com uma autovigilância atenta a todos os detalhes, cuidar em vestir o coração e trabalhar mais em prol de nossos irmãos menos aquinhoados, servindo essa ação dinâmica, como terapêutica regularizadora de nossas emoções adoentadas.  O homem mata friamente seus irmãos em Cristo. Nunca na história de nosso País os crimes e assassinatos se tornaram tão banais.

Batismo no sentido teológico é um dos sacramentos da Igreja, o que lava do pecado original e torna cristão, a administração desse sacramento pode ser bênção de uma coisa que se põe em serviço, bem como se refere ao ato de acrescentar água a leite ou vinho, adulterando-os. Existem os batismos de carros novos, navios, aviões, sinos e de outros objetos conforme a vontade do proprietário. É bom que se frise que o batismo é uma prática muito anterior ao Cristianismo, vem dos tempos dos egípcios e os judeus, que viveram por muito tempo nesse país, absorveram o ritual que tinha como significado principal um louvor a Deusa Cotito. O batismo era oficiado pelos sacerdotes que se banhavam antes das oferendas, sendo eles chamados de baptas, conforme preceitua o grande estudioso Celso Martins. (Grifo nosso).

É mais um dogma religioso com intenção de eliminar dos adeptos do Cristianismo o pecado original. Se Deus nos criou a sua imagem e semelhança, então o próprio Deus errou. Isso na concepção da religião católica. Na verdade o pecado original tem a intenção de tornar o sexo como algo imoral ou ilegal, no entanto, o próprio creador ao “expulsar do paraíso” a sua criação, ainda aconselhou os dois: Adão e Eva a pecarem. Crescei e multiplicai-vos foram às palavras ditas por Deus, segundo o que preceitua a Bíblia. A sinonímia de pecado representa a transgressão de qualquer preceito ou regra, culpa defeito, falta e vício. Será que o nosso Pai Maior cometeu tantos deslizes?  Jesus foi batizado, todavia nunca batizou ninguém. Tampouco recomendou que os seus apóstolos, os discípulos batizassem as pessoas.

Vejam e tirem suas conclusões: “Em 314 depois de Cristo, o bispo de Roma Silvestre I autorizou o batismo de crianças, uma decisão antibíblica, pois Cristo desceu às águas na idade de 30 anos e a igreja primitiva nunca permitiu tal ato”. Segundo Jeovah Mendes, o mesmo bispo, que era amigo do imperador Constantino (morto em 337), no concílio de Arles, tentou proibir o casamento de bispos, presbíteros e pastores, mas não conseguiu. O paganismo é um sistema religioso em que se adoram muitos deuses e seus seguidores são chamados de pagãos. Em 321, no dia sete de março, o imperador Constantino assinava o decreto imperial impondo a obrigatoriedade dos cristãos guardarem o domingo – que na tradição pagã, representava o nascimento do Sol. (Grifo nosso). Daí surgiu o pretexto para os adventistas do Sétimo Dia afirmarem que os que guardam o primeiro dia da semana receberão o sinal da besta. (Apocalipse 13:16,17).  Esse história de dizer que os não batizados são pagãs nada tem de verdadeiro, pois o princípio que norteia as nossas crenças e a salvação está confiado ao nosso Mestre Jesus. Procurem assimilar os ensinamentos do Mestre Jesus, visto que em seus ensinamentos e na prática deles será conhecido o elo que nos levará a Salvação. Uma explicação valiosa: “Como surgiu o paganismo no meio católico”: Um rapaz não queria participar das legiões romanas, não desejava ser do exército de César, este jovem fugia para o interior, para o campo, sendo então chamado de pagão (paganus).

Mais tarde com a oficialização do catolicismo como religião oficial do Império Romano, por Constantino, no século IV depois de Cristo, as autoridades eclesiásticas deram à palavra (pagão) um sentido mais amplo, para designar todo àquele que não desejasse servir as milícias celestiais, não desejasse adotar a religião oficial do poder temporal. Ressalte-se também que no ano de 325 depois de Cristo, no Concílio de Nicéia, hoje uma cidade da Turquia, 318 bispos se reuniram para debater as mais diversificadas questões concernentes à igreja, tais como o dogma da Trindade, o Credo dos Apóstolos e a expulsão do primeiro herege de peso, Ário de Alexandria.

No livro de Simone O. Marques, Portugal, 1673 – Duas mulheres celtas e um bebê recém-nascido enfrentam a perseguição da Igreja contra hereges pagãos. Obrigados a deixar sua aldeia, ajudadas por um jovem cristão, partem em busca de um lugar onde possam cultuar seus deuses livremente. Em meio a sua fuga descobrem que a Grande Mãe tem uma missão para eles e que os levará a lugares inesperados e a uma desconhecida Terra Nova. Uma boa leitura. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN-DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE




Nenhum comentário:

Matérias Espirituais

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.