TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

AMIGO UMA PALAVRA FÁCIL, MAS DIFICIL DE SE ENCONTRAR.



AMIGO UMA PALAVRA FÁCIL, MAS DIFICIL DE SE ENCONTRAR. 

É pelo conhecimento autêntico de si mesmo que se desenvolve melhor uma personalidade feliz. No caminho da própria realização, o que importa, acima de tudo, é a aceitação serena do que se é e propor-se com boa vontade e perseverança, um ideal, um objetivo elevado , uma luminosa estrela a nos iluminar e fascinar a vida. Viver é conviver. Conviver na paz, na serenidade, na comunhão e no amor. Vive, porém, melhor quem aprende conviver e socializar-se, em clima de aceitação incondicional do outro e do entusiasmo pela vida, frente a todas as realidades. “Há uma fonte aos pés de todos aqueles que morrem de sede”, diz L. Bloy.

Na verdade o ser humano tem tantas necessidades e dispõe de tantos meios para se realizar integralmente e todavia morre de sede e fome afetiva e espiritual, por que não busca a verdadeira fonte do coração. A fonte do amor e da paz. Viver feliz eis a questão. Amigos diletos são por natureza, aliados que lutam pela melhoria do quadro penoso em que vivemos, e ultrapassam qualquer obstáculo, para conquistar a felicidade e exaurir o contentamento, renovando as condições de vida de quem está necessitado. Deus saberá recompensar as pessoas que nutrem esperanças por dias melhores e, através do voluntariado trabalham incessantemente em prol dos estropiados.

Ter problemas na vida não é o problema. O problema mesmo é não saber ou aprender a resolver os problemas que se apresentam em cada dia e momento. Problema é convite ao desafio de vencer ou perder, demonstrando que somos, em nosso caráter e vida. O caráter na vida representa uma pluma alva e brilhante que fortalece nossos corações e ajuda a reduzir nossos problemas acicatando soluções agradáveis. A vida é realmente bela quando temos alguém que nos ajude a apreciá-la, valorizá-la e amá-la. A presença do verdadeiro amigo e confidente é a presença de um sol que ilumina e embeleza a vida. É um irmão que clareia e doura a vida. Um gêmeo de convivência. Gêmeos idênticos de coração, de comportamento, de amor, de ternura e paz. Esse irmão com as qualidades divinas, será um elo de superação onde estarão presentes a fraternidade, a caridade e o perdão. Perdoar e ser perdoado, amar e ser amado eis a questão.

Saber viver nesta vida é viver melhor cada dia. Crescendo na perfeição. Estamos a todo o momento, a todo instante a cata dela. É graças a um grande amigo que encontraremos o azimute, o direcionamento superando as pedras de tropeços e os escaninhos do mal, que por acaso, encontrarmos pelo caminho. Nossa vida é bela, dinâmica, com alegrias, felicidades, mas com recheios de tristezas. Esses percalços devem ser combatidos e vencidos com a serenidade de um ser inteligente e habilidoso. Experimente concretamente em sua existência, esse princípio e verás surpresas. Sim por que realmente o encanto e a beleza da vida é renovar-se sempre.

A vida é determinada pelos valores, motivações e ideais que cada pessoa escolhe. Diga-nos quais são as suas escolhas e diremos quem serás. Aprender a viver a vida é a forma mais bela da própria existência. Vida é a fonte inesgotável, é dom inefável. Mistério fascinante para quem bem a percebe.   A vida humana é, pois, cópia da vida espiritual; nela se nos deparam em ponto pequeno todas as peripécias da outra. Ora, se na vida terrena muitas vezes escolhemos duras provas, visando posição mais elevada, porque não haveria o Espírito, que enxerga mais longe que o corpo e para quem a vida corporal é apenas incidente de curta duração, de escolher uma existência árdua e laboriosa, desde que o conduza à felicidade eterna.

A vida é uma demonstração palmar de que o homem vem ao mundo com responsabilidades inatas; logo, a alma humana em quem se faz efetiva tal responsabilidade é preexistente à sua união com o corpo . É um dom da bondade infinita, é uma aventura maravilhosa, através de muitas existências aqui e alhures. É o conjunto de princípios que resistem à morte. A vida é uma grande realização de solidariedade humana. Segundo nos ensina Achylles Chiappin, a vida de cada pessoa se mede pelo grau de amor que oferece, pelo ideal que escolhe e vive autenticamente e pela disponibilidade que dedica a Deus, a si mesmo e aos homens .Ideal sublime. Na verdade cada pessoa constrói a sua vida pela medida de amor com que se realiza, ou se bloqueia e frustra no desamor. Não conseguimos imaginar porque o ser hominal até os dias atuais não consegue separar o bem do mal.

O homem por natureza e pelo instinto animal consegue mudar o fiel da balança. Por que o homem mata sem dó e piedade os seus semelhantes? Será falta de amor ou para eles a vida nada vale? Priorizar os mandamentos divinos seria a solução para a violência que se espalha pelo mundo, como vírus atormentador que dizima e mata. Dai senhor compreensão aos nossos irmãos e coloca-os no caminho do bem. A vida é valiosa e perdê-la sem motivo aparente, nos entristece e a mágoa toma conta de nossos corações.

A vida é uma ideia; é a ideia do resultado comum, ao qual estão associados e disciplinados todos os elementos anatômicos ; é a ideia da harmonia que resulta do seu concerto, da ordem que reina em suas ações conforme preceitua a FEB (Federação Espírita Brasileira). A vida terrestre é uma escola, um meio de educação e de aperfeiçoamento pelo trabalho, pelo estudo e pelo sofrimento. Renovar-se é reviver. Façam isso. O encanto e a beleza da vida é renovar –se a cada dia e a cada momento. Renovar-se é reviver-se. Dá ares novos de vida . Dá um mundo novo de vivências e emoções. A paciência não é vitral gracioso para suas horas de lazer.

É amparo destinado aos obstáculos. A serenidade não é o jardim para os seus dias dourados. É suprimento de paz para as decepções de seu caminho, já nos ensinava André Luiz. O maior enigma da vida é a morte e o maior enigma da morte é a vida. Pensemos nessa situação e teremos a noção certa do que a vida representa para nós seres humanos. Sejamos leais, amigos, e que o mal nunca atormente nossos corações. Amar a vida e vivê-la em abundância, esses foram os sábios ensinamentos que o Cristo preconizou e nos repassou. Sejamos felizes para sempre imantando o amor, o perdão, a paz e a não violência. Que o orgulho e a ganância sejam dizimados da vida humana. Essas sentenças, essas frases foram às palavras mais bonitas que já presenciamos. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DO PORTAL CEN- DA AVSPE- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Nenhum comentário:

Matérias Espirituais

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.