TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

sexta-feira, 3 de julho de 2009

AMOR

AMOR

Quatro letras do alfabeto, que ao se escrever do final para o começo, se transformam na capital italiana, Roma. Palavra sublime de muita representatividade e de inúmeras sinonímias, dependendo do seu emprego em qualquer sentença ou frase. O que seria o amor na expressão escorreita da palavra? Uma palavra que abrange inúmeros significados, porém no entendimento religioso devemos considerar seu primeiro sentido. O amor é a expansão da consciência divina, que a tudo cria , ampara, permite e mantém. Não seria necessária uma explicação mais plausível, pois pela nossa inteligência e pelas nuanças da sentença vamos chegar a Deus com seu amor eterno, divino e maravilhoso.


A frase que ficou marcada na história da humanidade foi dita por Jesus Cristo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Podemos classificar como afeição profunda a pessoa amada, zelo e cuidado. De muita relevância para a humanidade o amor resume a doutrina de Jesus inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, levando-se em conta que os sentimentos são os atos elevados à altura do progresso que tenhamos obtido. É difícil amar? Às vezes sim, dependendo do aspecto inserido nesta arte. O amor pode ser definido como a lei de atração para os seres organizados e viventes. Poder ser o bálsamo que consola e a chama que purifica. Dizem que o amor é um dogma de redenção.


Enquanto estamos pairando e levitando nas boas ações divinais, o amor assume o caráter mais puro que existe. É a celeste atração das almas e dos mundos, pode ser também a potência divina que liga os mundos ou os Universos, governando-os e fecundando-os, é o olhar de Deus na sua Onipresença, Onipotência, Onisciência. O amor é o hálito divino fecundando a vida, pois que, sem o amor, a Criação não existiria. Infelizmente, este hálito divino foi nominado de maneira discriminatória e levada ao extremo de ser batizado como “pecado original”. Pode ser possessivo quando adentra as dependências fisiológicas, podendo também ser físico e arrebatado. Nos anelos espirituais ele se compraz, libertando, tornando-se amplo e sem condicionamentos, anelando o melhor para o outro, mesmo que seja uma maneira sacrifical. Um imã, uma possessão das vidas que muitos querem prender as suas paixões, enquanto o outro dá a vida e libera para crescer e multiplicar-se em outras vidas.


Deus, o Pai Maior conforme consta na Bíblia, em Gênese, ao presenciar este ato resolveu expulsar os únicos seres vivos a habitar o famoso Paraíso, dizendo: “Crescei-vos e Multiplicai-vos”. Não seria cômodo aceitar a atitude de Um Deus soberano condenar o que ele próprio inventou e criou. São as metáforas que o Livro cria e deixa para todos os seres humanos um sentido desvirtuado do amor como fontes inexauríveis, à disposição de quantos desejam felicidades e paz. A felicidade e a paz jamais podem ser concedidas através do pecado, seja ele qual for. Vejam como o amor tem uma importância fundamental para os hominais: “O amor é condição sem a qual não é possível promover a evangelização espiritual das nossas gerações”. É sempre um sentimento digno enobrecedor e todo ser humano que o sente vai formar fontes de felicidades no coração, além do mais a sua linfa (Líquido transparente, amarelado ou incolor, de reação alcalina, que contém em suspensão glóbulos brancos, principalmente linfócitos e com freqüência glóbulos de gordura, e circula no organismo em vasos próprios, chamados vasos linfáticos. Qualquer líquido aquoso semelhante à linfa. No sentido poético. A água: pura e cristalina atravessa a correnteza bravia das paixões materiais).


Desvirtuar a função do amor não é pecado e sim crime. O amor ao próximo é indispensável e o perdão fortalece esse amor. Amor divino é a fonte de luz e de poder eternos por excelência. Amor de mãe é maternal, carinhoso, e de um afago muito grande. No reino vegetal existe o amor-cooperação vocês sabiam? Não. As árvores oferecem maior coeficiente de produção se dispostas ou colocadas entre companheiras da mesma espécie, visto que o amor enumerado ajuda-as na boa produção e elas produzirão mais e melhor. No reino mineral existe o amor-atração onde estão presentes as leis de afinidades que são manifestações primaciais de amor-atração. Existe um sem número de classificação para o amor e vamos na medida do possível tentando explicar cada variação dele. O amor de Cristo é insofismável, dispensa comentários. O amor dos egoístas está mais ou menos ligado ao amor-egoísmo com suas nuanças especulativas como paixões desvairadas, doentias, fruto do desejo de posse, pode ser um misto de ódio e loucura e homens e mulheres defende-os com unhas e dentes, como se cada um fosse proprietário do outro.


Para encerarmos esta citação sobre o amor vamos anotar alguns deles para que o leitor possa tomar conhecimento de como é vasto o significado, e a classificação do amor. Amor e instrução, amor e ódio, amor e sabedoria, amor-elevação, amor equilíbrio, amor espiritualizado, amor e sabedoria, amor livre, amor romântico, amor sexual, amor verdadeiro, amor solidariedade e amor-sublimação. Amor livre nada mais é do que a prática de relações sexuais irresponsáveis. Este amor é antigo e milenar e também pode ser o primeiro passo em direção a prostituição. O amor romântico é o amor dos enamorados é o amor verdadeiro, o amor de um excelente relacionamento entre duas pessoas. O amor sexual é o amor que se intensifica na prática do sexo, ele é inevitável entre duas pessoas que se amam. Este amor desde que praticado com as bênçãos divinas é notável e duradouro, mas se houver desvirtuamento (Depreciar a virtude, o valor, o merecimento, privar de mérito ou prestígio; julgar desfavoravelmente. Tomar em mau sentido; torcer o sentido de; malsinar) de um ou de outro ele passa a ser considerado como um amor sexual da perdição e muitas pessoas usam este tipo de amor para saciar seus desejos seja lá com quem for.


Ele pode ser doentio e pecaminoso quando se insere neste écran o ganho capital na exploração do amor sexual e deixa de ser amor para transformar-se em simples desejo sexual ou estimulação da libido para atos escusos. É importante o amor de pai para filho, de irmão para irmão e de amigos também, visto que o amor sem interesse sexual é sublime e deve ser cativado por todas as pessoas. Hoje a violência predomina no mundo por que resolveram aniquilar o amor de uma vez só, com uma certeira cacetada. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIR/CE

Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.