TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

terça-feira, 10 de abril de 2012

DEUS X DEUS

DEUS X DEUS

“O discípulo sincero não ignora que é preciso trabalhar por absorver-se na Luz Divina do Espírito e, ao passo que se esforça, está convencido de que o Senhor lhe virá ao encontro, abrindo-lhe o entendimento” (Emmanuel).

A titularização acima epigrafada vem no sentido de dirimir uma dúvida cruel, que até os dias de hoje não conseguiu convencer a todos os seres hominais, no que tange a significação da divindade de que Deus é possuidor. A figura do Pai Todo Poderoso, em sua excelência é entendida erroneamente, quando comparamos as divindades do Antigo e Novo testamento. Muitos exegetas quando se referem à Bíblia, afirmam que o “Livro Sagrado” nunca foi à palavra de Deus. (Grifo Nosso).

A nossa omissão diante da dúvida não nos levará a lugar algum, segundo afirmações de Charles Fort. Essas nuanças se fortalecem quando enunciamos o comportamento de “Deus Jeová”, e “Pai Maior”, pregado pelo Mestre Jesus. (Grifo Nosso). Recebamos a experiência, por mais difícil, com a luz da confiança no Senhor que, oferecendo-nos a luta depuradora, possibilita-nos a própria regeneração.

Uma pergunta que não quer calar, mas que algumas religiões aceitam como dogmas de fé. Por que Jeová, o “Deus” do Antigo Testamento era tão irado? A resposta vem de imediato.  “O Senhor é um guerreiro” (Ex 15:3). O papel de Deus nunca foi o de ser guerreiro e, Jesus já exemplificava bem essa passagem. Em (Dt 32: 19-25) veremos com nitidez a ira de Jeová. “Ao ver isto o Senhor se irritou, provocando à ira pelos seus filhos e suas filhas, dizendo: esconderei deles o meu rosto e verei qual será o seu fim; pois é uma geração perversa, filhos sem lealdade {...} com seus ídolos me provocaram à ira [...] também os provocarei. Pois um fogo se ascendeu na minha ira e arderá até o mais profundo do inferno. Males amontoarão sobre eles e as minhas setas esgotarei contra eles”.

“Consumidos serão pela fome e devorados pela peste e febre violentas, enviarei contra eles o dente das feras e o veneno ardente das serpentes que se arrastam no pó. Por fora devastará a espada e por dentro com pavor, tanto ao jovem, quanto a virgem, assim a criança de peito e o homem grisalho”. Como teria “Deus Jeová” transmitido essas insinuações aos humanos daquela época? Ele teria descido de seu pedestal, se materializado e reunido o povo para fazer deletérias ameaças? As palavras do Mestre Jesus cheias de sabedoria contemplava o povo com o amor, pois ela dizia: “Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Jesus nunca se referiu a Deus nominalmente, visto que o chamava de Pai.

Em outras passagens do Velho Testamento, que os Papas daquela época resolveram unir os dois testamentos e transformaram em um só, dando-lhe o nome de Bíblia (O Livro) vêm mais ameaças. “Consumidos serão pela fome e devorados pela febre e peste violenta; enviarei contra eles o dente das feras e o veneno ardente das serpentes que se arrastam no pó. Por fora devastará a espada e por dentro com pavor, tanto ao jovem como a virgem, assim a criança de peito como o homem grisalho” (Dt 32: 19-25;). “Dirás a terra de Israel, isto diz o Senhor Deus: Eis que venho contra ti, tirarei a minha espada da sua bainha e matarei no meio de ti o justo e o ímpio” (Ez 21:3-4;).

“Desafogarei contra ti o meu zelo […] cortar-te-ão o nariz e as orelhas; e o que restar, o retalharão a espada” (Ez 23:25;). “Pelo que farei estremecer o céu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira. E como a corça quando é perseguida, e como a ovelha que ninguém recolhe, assim cada um voltará para o seu povo, e cada um fugirá para a sua terra. Todo o que for achado será traspassado; e todo o que for apanhado, cairá à espada” (Is 13:13-15;). A ira era constante nas palavras de Jeová. Será que Jeová seria mesmo Deus? Ou o clã de Abraão teria o transformado em Deus de Israel?

Jesus em suas pregações dizia que nenhum de seus irmãos seria capaz de ver a fisionomia do Pai, primeiro por ser Ele um Espírito, e segundo nenhum ser terreno teria a perfeição necessária para vê-lo. Coisas mais horripilantes. Deus matou: “O Senhor ouviu o clamor de Israel entregou-lhes os cananeus, que ele matou, destruiu suas cidades e pôs aquele lugar o nome de Horma, isto é, maldito” (Nm 21:3). “Mas feriu o Senhor os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do Senhor; feriu setenta homens do povo. O povo se entristeceu, porque o Senhor fizera tão grande morticínio entre eles” (1 Sm. 6:19;). “Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigue a Amaleque pelo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, quando este subia do Egito. Vai agora e fere a Amaleque e destrói totalmente a tudo o que tiver. Nada lhe poupes; matarás a homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos” (I Sm 15:2, 3;).  “Portanto, toda a congregação o levou para fora do acampamento e o apedrejaram até que morreu como o Senhor ordenara a Moisés” (Nm 15:36;). "Eu também enviarei as bestas entre vós que matarão suas crianças” (Lv 26:22;). "O que fazia era mau aos olhos do Senhor pelo que o matou” (Gn 38:9;).

“Aconteceu, pois que à meia-noite, o Senhor feriu todos os primogênitos da terra do Egito” (Ex 12:29;). “Então o Espírito do Senhor se apossou dele (Sansão), de modo que desceu a Asquelom e matou trinta dos seus homens” (Jz 14:19;). "Ora, Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou" (Gn 38:7;). "E o que ele fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou também a ele" (Gn 38; 10;). “[...] Uzzah colocou sua mão na arca e a pegou; pois o boi havia tropeçado. E a ira do Senhor se voltou contra Uzzah; e Deus o matou pelo seu erro e lá ele morreu próximo a arca do Senhor” (I Sm 6:6, 7;). Jeová, além de matar também castigava. Queremos afirmar que os fatos narrados aqui nessa matéria que terá continuidade não foi copiada de ninguém, e sim retiradas do próprio Antigo Testamento.

Enquanto Jeová na sua vontade intrínseca de castigar, o Mestre Jesus pregou um Deus diferente, cujas características principais era o amor ao próximo e o perdão pelas ofensas. Será que a ira de Jeová ainda predomina em Israel, visto que a violência está entranhada naquela região. A Palestina onde Cristo nasceu vem sofrendo ataques e atentados por parte dos israelitas. Será que o amor ainda não chegou por lá? Ou os ensinamentos de Jeová continuam em evidência nos dias atuais. Deus teria duas personalidades? Uma má e outra boa? Não. Achamos sim que Jeová nunca foi Deus, e o Antigo Testamento não deveria ser parte integrante da Bíblia dos cristãos. Já seria de bom alvitre se o Novo Testamento fosse a nossa Bíblia oficial, pois Cristo nos ensina a pregar o amor, a fraternidade, a caridade e nos tratarmos como irmãos. Jesus pela sua superioridade espiritual transformou os Dez Mandamentos em dois. Pois os dois encerravam os dez. “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo”. Pense Nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE







Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.