TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ABAÇAÍ


ABAÇAÍ

A palavra acima epigrafada tem origem tupi que corresponde na mitologia indígena (tupi), espírito maligno que perseguia os índios, enloquecendo-os. Pedro Álvares Cabral quando aportou no Brasil, dizem que por acaso, em virtude da viagem ter sido planejada para as índias, encontrou seres totalmente estranhos para a expedição cabralina. Índio um nome meio pejorativo, pois mesmo os que nascem na índia não recebem essa nominação, mas os portugueses colocaram essa nomenclatura nos silvícolas brasileiros. A Índia é muito provavelmente o berço intelectual da Humanidade. Essa terra sagrada não é somente a mãe dos povos e das civilizações, é também o foco, a diretriz do principal primórdio da maioria das inspirações religiosas. A Índia é, com efeito, a fonte donde deriva em grande parte a ideia religiosa dominante da vossa fé. Os mitos que ocultam as simples verdades reveladas são originários da Índia; as lendas messiânicas datam dos primeiros; os homens imaginaram sempre que um salvador viria libertar a sua raça. A primitiva história religiosa da índia logicamente indica o crescimento espiritual do homem.

A Índia foi a matriz de todas as filosofias e religiões da Humanidade, inclusive do materialismo, que lá nasceu na escola charvacas. A palavra Charvacas ou Charvakas era um grupo de filósofos da Índia por volta de 600 antes de cristo; que acreditavam que não havia nenhuma alma e que a morte era o fim de toda a existência. Acreditavam na vida como meio de entretenimento na forma corporal que deveria ser o principal objetivo de vida. Qualquer coisa além dos sentidos era considerada falsa e que tudo o que sentia não era uma mera ilusão. Materialistas; acreditavam apenas na matéria como sendo a única coisa perceptível pelos sentidos; portanto o que estava no âmbito metafísico descrito pelos tradicionais gurus e filósofos espiritualistas da Índia estava descartado; o que realmente importava para a vida era a matéria real. Eles acreditavam que se deve buscar a felicidade neste mundo material e experimentar o prazer físico, tanto quanto possível; “Pensamento semelhante ao hedonismo deturpado dos dias atuais”. Eles também acreditavam se afastar de qualquer crença religiosa e de ilusões. A única fonte de conhecimento era o que nossos sentidos poderiam perceber. Além do mundo material, não há nada; nenhum Deus ou a alma existe.

Em conclusão, os Charvakas acreditavam que a vida humana começa e termina neste mundo. O hedonismo deriva do grego hedoné, prazar, +-ismo, refere-se a doutrina que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral. No ramo da filosofia refere-se a doutrina moral do cirenaísmo ( habitante de Ciráco). O espírito malígno recebe outras nomenclaturas como: Espírito malígno, satanás, diabo que designam figuradamente, de modo emblemático, os Espíritos maus, Espíritos de erro e mentira, Espíritos inferiores, impuros, levianos ou perversos. Abaçai entididade espiritual de escala muito baixa que estava presente no écran dos sílvicolas ou indigenas. Os abaçais podem receber também a denominação de trasgos que se definem como entidades com aparição fantástica; diabrete, duende, e pessoas consideradas traquinas.  A espiritualidade é de suma importância para o ser hominal.
É a qualidade ou caráter de espiritual cuja relação está ligada a doutrina acerca do progresso metódico na vida espiritual. O duende é uma entidade espiritual fantástica ou espírito sobrenatural que se acreditava aparecer de noite nas casas, fazendo travessuras.  O travesso é aquele que tem  comportamento turbulento, irrequieto, buliçoso, traquina(s), treloso. Astucioso, malicioso, manhoso, treloso.  Engraçado, espirituoso. O Espírito no sentido especial da Doutrina Espírita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisivel. Não são seres oriundos de uma criação especia, porém, as almas dos que viveram na Terra, ou nas outras esferas, e que deixaram o invólucro corporal.

Há no homem um princípio inteligente a que se chama Alma ou Espírito, independente da matéria, e que lhe dá o senso moral e a faculdade de pensar. A alama ou Espírito, princípio inteligente em que residem o pensamente, a vontade e o senso moral, sendo assim os espíritos desencarnados também são dotados de livre-arbítrio. Os Espíritos são a individualização do principio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo por que essa formação se operou mé que são desconhecidos. O Espírito está ligada a mediunidade. A mediunidade é um arado divino que o óxido da preguiça enferruja e destrói. Um assunto muito importante para o ser humano, mas infelizmente muita gente não tem levado a sério um assunto de tanta relevância. A mediunidade é inerente ao homem e não está ligada ou direcionada a nenhuma religião. Para deixar mais claro o tema em discussão o nome abaçai (segundo Teodoro Sampaio, do tupi a'wa-sa'i; "homem que espreita, persegue") é um gênio maléfico, de proporções gigantescas, que, na mitologia tupi, perseguia os indígenas e os tornava possessos.
Em outra definição, também na mesma mitologia, é um espírito que habita as florestas e convida a dançar, cantar e fazer festa habitava os ermos das florestas e que possuía o indígena que se apartava de seu grupo, deixando-o em transe arrebatado, fora de si. Um espírito que a ótica dos europeus e da evangelização tentou transformar em "gênio maléfico", desconsiderando a necessidade de evasão tão presente na cultura de todo o mundo. Dizem que a atriz Xuxa Menegel está muito ligada aos Duendes que estão na escala ou na família dos espíritos Abaçaís. Os índios desde os primórdios adoraram seu deuses e eles eram o Sol e a Lua. Hoje como o índio praticamente perdeu sua identidade e com a interferência dos religiosos católicos que participaram da evangelização no passado, interferiram na crença de nossos antepassados. Para encerrarmos queremos dizer que a paz virá ao teu encontro e residirá contigo sempre que te mantenhas na consciência tranquila, sobre os alicerces do teu próprio dever retamente cumprido. Um dia quando todos os hominais tiveram uma visão correta do valor da vida e da espiritualidade, quando o bem domine o mal, esses espíritos perturbadores não perturbarão mais os seres viventes. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-MEMBRO DA ALOMERCE-DA UBT- DA AOUVIR/CE-DA ACE E DA AVSPE 


Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.