TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

quinta-feira, 8 de março de 2012

O COTIDIANO HUMANO DE HOJE



O COTIDIANO HUMANO DE HOJE

“Nada é melhor que você. Não se sinta um ser reles, sem importância, sem bondade e que é apenas carne e osso. Isso não é verdade. Nada no mundo é mais importante do que você. Você traz em si o próprio, incrustado na mente. É Deus em você, amando-o. Por isso, o mundo é seu”. (Lourival Lopes).

A vida nada mais é do que o cotidiano humano. Um cotidiano que pode ser de esplendor, ou de tristezas dependendo tão somente do comportamento de cada um. A vida é criação divina, representando alicerce primordial para o espírito, seres inteligentes que povoam o Universo e viajores da eternidade. Uma oportunidade ‘diamantizada’ que Deus colocou a disposição da sua criação mais especial, o homem. Concedeu-lhe a colheita de experiências oportunas e abençoadas. Um alfarrábio de conhecimentos para que ele progrida sempre em sociedade, mas não se insira no mal. Uma vida plena e abundante com visões materiais e espirituais. Quando da criação do mundo, segundo conta os livros religiosos, Deus teria esperado alguns dias com receio de sua criação não dar certo, visto que criando em primeiro lugar, animais, vegetais e outros tipos de vida teria que criar um ser superior aqueles já criados. Criou o ser hominal, o único dotado de inteligência.   Algumas religiões e credos afirmam que o Pai Maior teria criado o homem a sua imagem e semelhança. Não concordamos com essa prerrogativa, visto que o homem é egoísta, vaidoso, violento, ambicioso e muita das vezes age pelo instinto animal. 

Fica sempre nas mentes mais progressistas a dúvida de quem teria enunciado a impensada sentença. O mais hilário de tudo é saber por que Jeová, o Deus do Velho Testamento conversava face a face com os profetas daquela época, em especial Elias, Abraão, Moisés. Precisou que o Mestre Jesus viesse encarnar na Terra para por abaixo esse mito. Ninguém vai ao Pai, senão por mim, afirmava Cristo. Assim como, nenhum ser humano tinha o poder de ver Deus, Onipotente, Onisciente e Onipresente. (Grifo nosso).  O homem só progredirá através das vidas sucessivas, isto é, através da reencarnação. Quando se fala em reencarnação os irmãos em Cristo condenam de imediato para dar crença à ressurreição. A religião católica por muito tempo foi adepta da reencarnação, mas por imposição de Teodora, a mulher de Constantino teve que mudar, pois não aceitava a ideia de voltar a terra como negra e escrava. Assim surge a ressurreição como crença dos católicos depois de votação duvidosa no Concílio de Constantinopla II.  Com o passar dos tempos o homem em nada melhorou em termos de comportamento e amor ao próximo. A simples discordância com o próximo vem à discussão, em consequência perde e as estribeiras e o instinto fala mais alto e o mal se instala de imediato em seu semblante. Apesar de a terra afigurar-se um educandário, uma escola de evolução humana, poucos homens conseguem dominar seu instinto bestial. Se dependesse dos homens de bem tudo estaria na mais completa normalidade, visto que a missão do espírito é desenvolver e não retrogradar. O espírito, o aprendiz que demanda alcançar a sabedoria. Boa premissa para se falar da bondade humana, no entanto, por ser imperfeito ele estará sempre à deriva e ao primeiro escorregão o mal se apoderará dele. Não estamos aqui para fazer turismo e sim para praticar e bem, para que tenhamos uma ascensão espiritual bem sucedida. Será que o homem sempre será um aprendiz relapso e insensato? Um caso a pensar senhores. Todos precisam de amor. Ricos ou pobres, cultos ou incultos. O amor é alimente da alma. Se realmente o amor é o alimento da alma, com certeza incontáveis seres humanos ainda estão famintos.

“Mundo de Provas e Expiações” a Terra virou o inferno para muitos, pois sendo simples e “ignorante” o homem deveria ter imantado o amor em sua totalidade. Pela negligência as leis Divinas o homem pratica as piores barbáries aos seus semelhantes. Atualmente cite um homem de bem no orbe em que vivemos. Com certeza encontraremos dificuldades para atingirmos esse objetivo. As fases da existência humana são as escolas da vida, mas ao realizar uma prova para constatar seu aprendizado o homem será reprovado com mais erros do que acertos. Cada ser humano tem suas características e peculiaridades, mesmo com as ricas e sublimes missões que aprendeu no cotidiano diário. Quando o homem voltar os olhos para seu irmão e tratá-lo com carinho, amor, gratidão e não ver na figura do próximo um inimigo com certeza ele sairá da condição de animal racional e passará sem escala para a condição de hominal. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA ALOMERCE- DA UBT – DA AVSPE- DA AOUVIRCE

Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.