TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

terça-feira, 5 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ECTOPLASMA

A IMPORTÂNCIA DO ECTOPLASMA

“Começa hoje, canalizando os recursos com que a vida te favoreceu, socorrendo e consolando, reerguendo e apoiando.” (Scheilla).

Uma palavra para os neófitos totalmente desconhecida, mas de uma importância fundamental para o entendimento da espiritualidade hominal. Ectoplasma uma substância viva, exteriorizada e amorfa (Qualquer espécime desse gênero), sobre o qual se exercem as ideias- forças, inerentes à subconsciência do médium. É o nome de se dá ao fluido, de natureza psicossomática, oriundo dos médiuns de materialização, e do qual se servem os Espíritos para tornarem-se visíveis e tangíveis aos olhos e ao tato humanos. Uma substância “incolor”, ligeiramente vaporosa, fluida, sem cheiro, traços de detritos celulares e saliva. Depósito esbranquiçado. Reação ligeiramente alcalina.
Com essa complexa substância, evidentemente emanada do corpo do médium e talvez de alguns dos circunstantes, os Espíritos desencarnados compõem as manifestações tangíveis chamadas de materializações. O Dr. Osly por processos laboratoriais ia surpreender a formação ectoplasmática, ab ovo, a substância na sua fase ainda invisível, aquilo a que já Crawford, o professor de mecânica de Belfort, dava o nome de alavanca psíquica, isto é, o aparelhamento fluídico de que os espíritos se serviam para a produção do fenômeno físico. Toda a categoria de mediunidade que sensibiliza diretamente os órgãos dos sentidos físicos dos observadores é conhecida por mediunidade de efeitos físicos, materiais ou objetivos.

Nesta classe de mediunidade, seus efeitos se revelam na forma de fenômenos objetivos, envolvendo elementos materiais que permitem exame direto por parte de todos os presentes encarnados, mesmo não sendo médiuns ostensivos. Ectoplasma: Termo criado por Charles Richet é uma substância que se acredita seja a força nervosa e tem propriedades químicas semelhantes as do corpo físico, donde provém. Apresenta-se viscoso, esbranquiçado (quase transparente, com reflexos leitosos) e é evanescente sob a luz. É considerada a base dos efeitos mediúnicos chamados "físicos", pois através dele os espíritos podem atuar sobre a matéria. c) Entretanto, para os espíritos o ectoplasma é geralmente conhecido como um plasma de origem psíquica, que se exsuda principalmente do médium de efeitos físicos, e algo dos outros médiuns.
Nesta classe de mediunidade, seus efeitos se revelam na forma de fenômenos objetivos, envolvendo elementos materiais que permitem exame direto por parte de todos os presentes encarnados, mesmo não sendo médiuns ostensivos. 

O médium de efeitos físicos é aquele que serve de intermediário em todos esses fenômenos, que são audíveis, visíveis e sensíveis aos sentidos humanos, onde, ao contrário da mediunidade de efeitos intelectuais, ele não é o agente produtor dos fenômenos, mas unicamente um elemento que fornece parte dos fluidos necessários aos trabalhos, porque há também necessidade de outros fluidos provindos de outras fontes.  “Essa modalidade de fenômenos pode se apresentar de formas variadas, sendo as mais comuns as seguintes:” Materialização que se refere à aparição de objetos de espíritos desencarnados no meio material. Fenômeno de Transporte refere-se à entrada e saída de objetos de recinto hermeticamente fechados, já a Levitação é o levantamento de objetos e pessoas contrariando a “Lei da Gravidade”.


Transfiguração e bilocação – É a modificação dos traços fisionômicos do médium, presença simultânea do médium aparentemente em dois lugares diferentes. Bicorporeidade projeção ideoplástica de um encarnado, criada consciente ou inconscientemente. Voz Direta é o surgimento de vozes dos espíritos desencarnados no ambiente sem interferência direta do médium. Escrita Direta são palavras, frases ou mensagens escritas diretamente pelos espíritos desencarnados sem interferência direta do médium. Sematologia é a movimentação de objetos sem contato físico, revelando com isso um significado, uma intenção do espírito desencarnado. Tiptologia são sinais dados através da repercussão de pancadas, formando palavras ou frases inteligentes diretamente nos móveis, paredes, ou no ar (“raps”) ou por meio de mesas “girantes’ ou “falantes”“.  

O maior médium de efeitos físicos nasceu na cidade de Pacatuba no estado do Ceará e seu nome era Peixotinho. Esse pormenor nos levar a dizer que todo ser humano é dotado de ectoplasma em maior ou menor quantidade. Jesus Cristo quando da sua ressuscitação como Espírito para materializar-se usou o ectoplasma de quem estava mais próximo dele. Uns afirmam que era Maria de Magdala, pois a empatia entre os dois era tanta, que ao início do fenômeno de materialização do Mestre na forma intangível Maria Madalena, o reconheceu. Depois de sua materialização completa ele deveria como missão divina permanecer por mais 40 dias e quarenta noites no orbe terrestre, o que proporcionou a desconfiança de Thomé, quando lhe disseram que Jesus estava vivo. 

De pronto Jesus aparece a Thomé e pede que ele toque em suas chagas. Como o ectoplasma é uma substância material, quando da ascensão do senhor aos céus, ele se despediu de todos e foi desaparecendo lentamente sendo encoberto pela própria substância que ele usou para a materialização. O ectoplasma teria que ficar aqui no mundo material, pois no mundo espiritual não existe lugar para coisas materiais, afirmações que estão no livro sagrado dos cristãos nas próprias palavras de Paulo de Tarso. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA ACE- DA AVSPE E DA AOUVIRCE



































Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.