TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

domingo, 3 de abril de 2011

A ESPIRITUALIDADE



A ESPIRITUALIDADE

“Abraçai os infelizes como se fosse ouro. Curai seus males como se fossem os vossos, como os de vossa esposa ou de vossos filhos. O indigente doente é pobre duas vezes.” Gregório de Nissa.

Espiritualidade uma palavra divina, de grande importância para a humanidade, porém de simples sinonímia, representando a qualidade ou caráter de espiritual ou a Doutrina acerca do progresso metódico na vida espiritual. Está ligada interinamente ao Espírito e a alma, apesar da neofiticidade ser extensa em sua compreensão.  Pela sua essência espiritual, o Espírito é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário, que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo, faz parte integrante dele. A alma é ser material e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo. “A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório”, a alma é o Espírito encarnado, que tem no corpo a sua habitação. O principal agente da saúde, que a restitui quando perdida e a preserva, impedindo o desenvolvimento de qualquer enfermidade é a alma. Existe uma variedade de nomenclatura de Espíritos, bem como uma simbologia em torno da alma.

Há no homem um princípio inteligente a que se chama alma ou Espírito, independente da matéria, e que lhe dá o senso moral e a faculdade de pensar, entre outros apetrechos. Os Espíritos quando ao grau de adiantamento podemos classificá-los como: Espírito Atrasado, Batedor e Perturbador, Benévolo, Impuro, de Sabedoria, Imperfeito, Inferior, Leviano, Pseudossábio, Neutro, Puro (Jesus Cristo, são os Messias ou mensageiros de Deus pela transmissão e execução de suas vontades), Sábio, Superior (Bezerra de Menezes, Chico Xavier e outros), Alcoólatras e Toxicômanos, Amedrontados, Arquitetos, Dementados, Desafiantes, Descrentes, Galhofeiros, Zombeteiros, Irônicos, Ligados a Trabalhos de Magia e Terreiro, Mistificadores (cuidado com eles), Obsessores Inimigos do Espiritismo (existem em profusão), Ordenadores, Auxiliares de Obsessores, Aqueles que Desconhecem a Própria Situação.

Os que Desejam Tomar o Tempo da Reunião Mediúnica, Os que não Conseguem Falar, Sofredores, Suicidas, Vingativos, Assombrador, Espírito da Verdade, Espírito de Deus, Espírito de Deus, Desencarnado, Do Mal, Do Mundo, Elevado, Encarnado, Errante, Familiar, Maligno, Material, Maternal, Mau, Menos Esclarecido, Nervoso, Perturbado, Perturbador, Protetor, Que Provém de Deus, Reencarnante, Espírito santo, Simpático, Sublimado, turbulento. Poderíamos até citar mais, porém os aqui enumerados são os mais conhecidos. O ser humano está na classificação dos Espíritos Imperfeitos, pois nascem simples e “ignorantes”. Não existe uma classificação específica para as almas, mas o ser hominal pela sua pródiga inteligência gosta de nominar tudo que acha que irar existir aceitação. Surgem então Almas Gêmeas, Piedosas e Fiéis, Tagarelas, de Pagãos, Mansas e Humildes, de Hereges e Cismáticos, dos Pecadores, As que veneram as Divindades Divinas, do Purgatório, Agonizantes, Silenciosas, e Almas dos Religiosos e Sacerdotes.

O assunto que ainda causa muita dúvida na espiritualidade é a denominação, ou quem seria o Espírito da Verdade, que João, o Evangelista fala na Bíblia, e que Jesus teria afirmado que o mandaria para substituí-lo aqui no Orbe terrestre. O orgulho e a ambição serão sempre uma barreira erguida entre o homem e Deus. Em João 14, existem 26 versículos assim distribuídos: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. “Levantai-vos, vamo-nos daqui”.

Seguindo piamente ou literalmente o que está escrito, como Jesus o mandaria se ele já aqui esteve? O Consolador prometido poderia ser outro Espírito Puro, já que Jesus afirmava que na casa do Meu Pai existem muitas moradas. Sabemos que existe uma plêiade de Espíritos Puros, e eles já se reuniram duas vezes desde a criação do mundo. A primeira para liberação da Terra da nebulosa solar e a segunda, na vinda do Mestre Jesus Cristo a Terra. Em nossa humilde opinião o Consolador virá, mas depois de nova reunião da plêiade De Espíritos Puros, inclusive nessa reunião nosso Querido Mestre estará presente, aí sim será decidido quem será o Espírito da Verdade. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA ACE- DA AOUVIRCE- DA UBT- DA AVSPE





Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.