TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

sexta-feira, 18 de março de 2011

DEUS A INTELIGÊNCIA SUPREMA.


DEUS A INTELIGÊNCIA SUPREMA.

Segundo alguns estudiosos em espiritualidade e religião, o Livro Sagrado para muitos, a Bíblia pode ser entendida de três maneiras. Nem sempre o léxico vulgar nos fornece certas espécies de ‘sentido’ admitidas pela interpretação do sentido das palavras, interpretação dos textos sagrados e na arte de interpretar que nominamos de Hermenêutica Bíblica. Cumpre-nos, assim, para sermos eficientes, recordarmos as três espécies de sentido necessárias à interpretação das palavras santas, isto é, contidas na Bíblia. O primeiro sentido o mais comumente usado chama-se Sentido ‘literal’. O que seria a literalidade na Bíblia? Seria o que está direcionado, registrado no vocabulário das línguas. Dividindo-se em primitivo, extensivo e figurado.
                                                                                                 
Vamos tentar exemplificar as três nominações: “Primitivo” – Quando resulta da etimologia (palavra derivada do grego etymología, do latim etymologia, sendo o estudo das palavras, de sua história, e das possíveis mudanças de seu significado, origem e evolução histórica de um vocábulo), na etimologia popular a atribuição de falso étimo a um vocábulo, em razão de alguma semelhança formal com outro, falsa etimologia. Falsa etimologia é a Etimologia popular. Exemplificando: A palavra forró, segundo a etimologia popular, viria do inglês for all, que significa ‘para todos’. Extensivo – quando logra uma aplicação ‘particular, muita vez ‘regional’, não raro de ‘moda’ neste último caso, passageiro. Entrando no sentido Figurado vamos denotar quando é metafórico, alegórico ou tropológico ou, ainda, ‘específico’ em certo ramo do Conhecimento.

Chegamos à conclusão de que o sentido literal da Bíblia mo seu tríplice aspecto é o ‘senso lógico’ da palavra, aquele que o Leitor retira prontamente do termo sem qualquer esforço de raciocínio, bastando-lhe recorrer ao dicionário apropriado, se lhe escapa o ‘significado’ do vocábulo num ou noutro de seus aspectos. Já a segunda espécie chamada de sentido ‘espiritual’ é aquele que não vem da gramática, que não decorre da própria palavra em seu tríplice sentido literal (primitivo, extensivo e figurado), que não emana do Conhecimento, mas é dado por meio de revelação. Esse detalhe leva o nome de natureza espirítica. Para os que creem na Bíblia ela tem caráter transcendental, que encerram pensamentos não de homens e sim.

De ‘Espíritos’. As revelações espiríticas são de natureza universal e particular. A terceira espécie é de sentido ‘anagógico’, que é o mais profundo de todos e o menos acessível. É aquele que a alma em êxtase, elevada aos paramos místicos da verdade, adquire por experiência pessoal e graça divina. Anagógico vem do grego anagogikós e do latim anagogicu, relativo à anagogia em que a filosofia nomina de ‘indutivo’. São esses três parâmetros de delineiam o que os estudiosos podem explicar o conteúdo do livro em epígrafe. A palavra Deus segundo pesquisas recebe 72 nominações. As três letras que formam os Setenta e Dois Nomes de Deus, quando acrescidas do sufixo EL ou IH, originam os Nomes sagrados das Setenta e Duas Hostes Angélicas.

Torne visível, mediante manobra ou procedimento estas Letras dos Nomes Sagrados. Forme ou conceba uma imagem visual mental das Letras (mesmo que não as tenha ante os olhos no momento) e forme o Nome Sagrado. No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era informe e vazia, as trevas cobriam a superfície do abismo, e o Espírito de deus pairava sobre as águas. E disse Deus: faça-se a luz; e a luz foi feita, surgiram o dia e as trevas da noite. Seria o primeiro dia. Seguem-se as criações do segundo ao sétimo dia. No sétimo dia, Deus contemplara a obra que estava fazendo; assim, no sétimo dia descasou de todo o seu trabalho. E Deus abençoou o sétimo dia e o tornou santificado, porque nele descansou do trabalho de criação que fizera.

Haveria necessidade de Deus descansará sendo Ele um Espírito Onipotente, Onipresente e Onisciente? Aqui já começamos a dar conotações das interpretações bíblicas. Deus cria Adão e Eva formando a primeira família de humanos a habitar o orbe em que vivemos. Só que no quinto dia deus havia criado todas as criaturas vivas, excluindo o homem. Nesse caso nós jamais teríamos a primazia de sermos os primeiros seres vivos a habitar o Universo. Vem à geração de Adão e Eva e os nascimentos de seus dói filhos Caim e Abel. Caim mata Abel por inveja. Não podemos conceber que um Deus iria começar a vida no planeta iniciando a violência com o irmão matando o outro. Não poderia começar a história do mundo com uma história mais suave e cheia de amor?

Ao matar seu irmão Caim ficou amedrontado e como medo de ser vingado. Por quem? Foi preciso Deus fazer um sinal na testa de Caim e mandá-lo seguir seu caminho e formar sua geração. Como pode isso acontecer se não existiam outras pessoas e o irmão mais nove recebeu o nome de set. “Disse Caim ao Senhor:” Meu castigo é maior do que posso suportar. “Hoje me expulsas da terra, e esconderei da tua presença; errarei sem descanso na terra, e qualquer um que me encontrar me matará”. Disse-lhe, porém o Senhor: “Não, se alguém matar Caim, sofrerá uma vingança sete vezes maior” Então o Senhor pôs uma marca em Caim, para que ninguém o matasse. Assim, Caim saiu da presença do Senhor e viveu em Node, a Leste do Eden. Outra face que jamais poderíamos aceitar de Deus, a vingança. Caim deitou-se com sua mulher e ela concebeu Enoc.

Uma mulher misteriosa com certeza. Enoc gerou Irad, e Irad foi pai de Muejael, e Meujael foi o pai de Metusael, e Metusael foi o pai de Lamec. Lamec casou-se com duas mulheres, uma de nome Ada e outra de nome Zilá. Seria a primeira bigamia da história. Já o outro filho de Adão Set gerou Enos. E Enos gerou Quenam. Quenam gerou Maalael, e quem teria sido a mulher de Set. A genealogia humana criada por Deus é muito complicada, ou os homens contaram a história do mundo a seu modo de ver e pensar. Ainda nominaram Deus de Jeová, Iavéh e Javéh. Complicou tudo. Deus em nossa ótica é a inteligência Suprema causa primeira de todas as coisas, mas quem definiu melhor Deus foi sem sombras de dúvidas, seu filho enviado a terra, o Mestre Jesus Cristo. O ato assassinato é desenfreado na Bíblia, em sua grande parte, especialmente no Antigo Testamento, há leis que o comando que as pessoas sejam mortas por razões absurdas como trabalhar no sábado, sendo gay, amaldiçoando seus pais, ou não ser virgem em noite de núpcias. Além desses e imoral leis louco, há uma abundância de exemplos de irracionalidade, Deus pela sua morte direta de muitas pessoas, por razões que desafiam qualquer explicação racional, como matar crianças que fazem o divertimento de pessoas calvas, e do assassinato de um homem que tentou manter a arca de Deus caia durante o transporte.

Há também inúmeros exemplos de assassinatos em massa comandados por Deus, incluindo os assassinatos de mulheres, bebês e crianças. Inclui-se também: “Punição de Crimes Capitais, de assassinatos de Deus por razões estúpidas, assassinando crianças, e diversos assassinatos”. E ainda se queixam que o mundo home está recheado de violência. http://www.evilbible.com/Murder.htm/. Essas conotações são exemplos que lemos quase todos os dias, não nos critiquem, visto que pensamos diferente. Pensamos num Deus pacífico, amoroso, dócil como nos ensinou Jesus. O exemplo está bem claro no Novo Testamento. Canuto de Abreu nos repassa grandes ensinamentos sobre a interpretação da Bíblia, essas histórias fantasmagóricas estão inseridas em Gênesis, que faz parte do Pentateuco Mosaico. Das alturas dessa perspectiva, é Deus a alma, a vida, a lei única de todos os seres, a mente humana é o instrumento, e o corpo é a sua forma manifesta externa. Quem trabalha neste plano e recebe o grito de socorro de um doente, fecha os olhos e não pensa pensamento algum. Não reflete o que o doente deva comer ou beber, ou como deveria ser a sua saúde, mas o nosso bom Deus nos deu o discernimento adequado para servirmos ao próximo, o nosso irmão. Se nós amassemos o próximo como irmão estaríamos eliminando desse orbe à violência brutal que nos domina, Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIR-SE- DA AVSPE- DA UBT E DA ACE






Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.