TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

“CORPUS CHRISTI”

“CORPUS CHRISTI”

Corpus Christi uma festividade inerente a Igreja católica, instituída em 1264, ou a respectiva oitava, tinha como fundamento numa revelação obtida pela freira Juliana de Liége. Diante desta revelação teve inicio a evolução da doutrina conhecida nos dias de hoje como “Eucaristia”. Uma palavra de derivação grega eucharistía, e do latim eucharistia um dos sete sacramentos da Igreja católica, no qual, segundo a crença. Jesus Cristo se acha presente, sob as aparências do pão e do vinho, com seu corpo, sangue, alma e divindade. Senhores este é mais um dos muitos dogmas da religião católica, visto que Jesus apesar de ser um Espírito Puro não tem divindade, pois a divindade é exclusividade do Pai Maior, Deus, Todo Poderoso. Representa o ato central do culto cristão, missa, banquete sagrada, comunhão, ceia e memorial do Senhor, pão dos anjos, pão da alma, as espécies consagradas, o ato de dar graças. São essas as sinonímias que levaram a consagração do dia de “Corpus Christi”.

Em 1414, no Concílio de Constança estabelece a proibição de que se dê, aos leigos, o Cálice na Santa Ceia, Achamos estranho que um papa crie a “Eucaristia” e anos depois num Concílio haja proibição de dar a comunhão no Cálice da Santa Ceia. O fiel católico romano diante desse fato passou a comungar de uma mesma maneira ou numa só espécie: a hóstia, simulacro do pão. No citado Concílio, o padre João Huss, por discordar do Papa, foi transformado num herege e conduzido a fogueira. Achamos estanho que uma data festiva pela Igreja Católica seja enlameada 150 anos depois, e por uma discórdia de um membro da igreja, o mesmo tenha sido considerado herege, e morto na fogueira. Onde fica o amor, o perdão e os ensinamentos deixados por Jesus? Na realidade os membros da religião do mais alto escalão não aceitavam contestações de nenhuma forma que eram considerados hereges, excomungados e queimados na fogueira.

Algumas cidades brasileiras comemoram a data enfeitando as ruas com um belíssimo tapete feito na noite que antecede o dia da festa da “Eucaristia. É também uma expressão latina que significa Corpo de Cristo, festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."

É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395). Falando em Santíssima Trindade é mais um dogma da religião católica. Em 325, no Concílio de Nicéia, hoje uma cidade da Turquia, 318 bispos se reuniram para debater as mais diversificadas questões concernentes à igreja, tais como o dogma da Trindade, o Credo dos Apóstolos e a expulsão do primeiro herege de peso, Ário de Alexandria. (Jeová Mendes). Percorrendo as ondas tortuosas da Internet fomos acalhar no site da Wikipédia, um site muito rico, bem feito e confiável. Lá encontramos a seguinte observação: “A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Alguns senões já foram inseridos nessa matéria em seu inicio. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliano de Mont Cornillon (Juliana de Liége), que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta à história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir à peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sanguíneos e as toalhas do altar sem, no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor. As visões de Juliana de Liége, bem como as suas declarações coadunam com que diz a Doutrina Espírita (manifestação mediúnica). A festa de Corpus Christi foi decretada em 1264 como já citado várias vezes aqui nessa matéria. O decreto de Urbano teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida.

Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo... Isto é o meu sangue... Fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi comemora-se 60 dias após a páscoa. Como todos podem ver é uma data muito complicada e que merece um estudo mais apurado para se ter um certeza da sua criação e comemoração.

Pentecoste vem do grego pentekosté e do latim pentecoste uma festa católica celebrada 50 dias depois da Páscoa em comemoração a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Não queremos formar opinião a respeito da crença de algumas religiões, mas muitas celebrações da religião em apreço nada mais são do que dogmas criados por seres humanos imperfeitos como nós e que vem passando por tradição de ano a ano, de década a década e de séculos por séculos. A fé é inerente ao ser humano e ela tem uma força espiritual muito grande. Não devemos jamais condenar a fé de ninguém, mas colocar a disposição dos curiosos de como surgiram certas comemorações religiosas. Pense nisso! A verdade só a Deus pertence.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AVESP E DA AOUVIRCE

Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.