TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PÁSCOA

PÁSCOA


A páscoa está diretamente ligada ao nome do nazareno, Jesus Cristo. Ou não? A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Quando o homem valente, bem amado, guardar a sua casa, os seus bens estarão seguros; mas quando sobreviver outro mais valente do que ele vencer, tirar-lhe toda a armadura em que confiava e repartirá os seus despojos. (Lucas, XI, 21-22) Deus deu ao homem o livre-arbítrio para ele decidir o certo ou o errado para ele, o bem ou o mal.


Paulo, o apostolo sempre afirmava em suas cartas que no mundo espiritual não existe lugar para carne e nem sangue. A famosa reunificação não existiu, pois Deus jamais derrogaria sua Lei, mesmo em se tratando de seu filho amado. A vida de Jesus tem causado muitas controvérsias e com o passar dos tempos elas aumentam, pois a religião católica escondeu de seus fiéis muitos fatos preciosos da história. No tempo de Jesus o paganismo era muito grande e forte, pois existiam muitos politeístas junto aos Hebreus. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por oito dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.


Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. Como veem a história é complicada e de difícil compreensão. Na língua portuguesa, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Não queremos aqui falar no sentido comercial da festa, pois Jesus merece respeito e foi um dos nossos irmãos a pisar este orbe terrestre. No site arte e educação encontramos a seguinte exposição: “Símbolos da Páscoa - Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.

Entre os seus símbolos encontram-se: O Ovo de Páscoa - A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O Coelhinho da Páscoa - Por serem os coelhos animais com capacidade de gerar grandes ninhadas sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. A Cruz da Ressurreição - Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. O Cordeiro - Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. O Pão e o Vinho - Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. O Círio- É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Pelo exposto a Páscoa tem o sentido de fertilidade? Mesmo representando a liberdade, o fim da escravidão, queríamos saber onde está a verdadeira liberdade. Comemorar a páscoa quando sabemos que tantos irmãos não tendo o que comer. Comemorar a páscoa quando muitas crianças morrem de inanição, antes de completar um ano de idade. Enquanto populações inteiras são dizimadas por “guerras santas”. Onde a falta de amor é a tônica, quando o desemprego maltrata muitos filhos de Deus, onde a violência se dissemina e as crianças viram meliantes mirins, pelo uso da droga em especial o crack. Onde a pedofilia fez morada e não quer mais sair, onde o orgulho e o egoísmo dominam o mundo, as prostituições infantis e adultas crescem a passos largos. Diante de tais fatos temos que pedir a Jesus complacência e que nos proteja do mal e dos malfeitores. A vida é sublime. O vinho que tem uma representatividade serve apenas para embriagar os viciados e alcoólicos.

“Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos”. Como veem o significado da páscoa não tem uma idéia firmada, mas vamos firmar essas ideias nos ensinamentos do querido Jesus. Aproveitamos esta data para pedirmos aos anjos dos Céus paz, amor, felicidade, e que os homens sejam mais caridosos e transformem-se em trabalhadores da última hora, para que tenhamos um mundo feliz e sem violência. Assim seja!


ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI E D ALOMERCE

Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.