TOP BLOG

TOP BLOG
Espiritismo Redivivo

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PAPA CONDENA MATERIALISMO

PAPA CONDENA MATERIALISMO


No site da Rede Globo o papa Bento XVI, diz condenar o materialismo. No dia 13/09/08 o papa Bento XVI disse que o materialismo é uma praga da sociedade moderna. Na França, o Papa Bento XVI condenou o materialismo dos tempos modernos durante uma missa para mais de 200 mil pessoas. A missa, no final da manhã deste sábado, foi à segunda do Papa em Paris. Durante o sermão, Bento XVI disse que a sede por poder, bens materiais e dinheiro é uma praga da sociedade moderna. No domingo, o Papa vai rezar missa em Lourdes, para comemorar os 150 anos da aparição da Virgem Maria na cidade. O mais hilariante de tudo isso é que o pontífice usava na ocasião sapatos Prada – chiquíssimos ou chiquérrimos como queiram, casula com 15 km de fios de prata, anel de ouro de 24 quilates e um crucifixo cravado de diamantes. Será que o representante maior da igreja católica usando toda esta pompa, além de residir no Vaticano com todas as mordomias possíveis, dono de uma fortuna imensa que estão inseridas na igreja de São Pedro e no Banco do Vaticano pode discriminar os materialistas? O problema é que a cúpula da igreja em Roma na realidade não se lembra ou faz de conta de que o mundo está subordinado a eles. Enquanto, o papa condena o materialismo esquece as criancinhas famintas da África e dos países do terceiro mundo que morre as pencas todos os dias. Se o “Santo Padre” é contra o materialismo porque não distribui suas riquezas com os estropiados e relegados a um plano inferior pela sociedade injusta e cruel.

A Igreja Católica (a organização, não a crença) é uma das organizações mais ricas do mundo, sendo Cristo um marceneiro, pobre e humilde, (com certeza um mestre, mas não a Encarnação de Deus na terra), e a igreja gasta milhões por ano em luxos, sendo que populações inteiras passam fome, o que a igreja poderia amenizar com certeza, se abrisse mão de certos luxos. Achamos que Cristo foi um mestre, pois se negou ao luxo, curando pessoas e espalhando paz. Pegando um gancho do Hajo Goertz que frisa com detalhes o que é o Vaticano hoje, e o que foi no passado. “Pobre rico Vaticano Sobre as finanças do Vaticano só se pode especular? Claro que não. O Vaticano é rico, seus negócios misteriosos. Pelo menos é o que se pensa. No entanto, esta riqueza é relativa em relação ao orçamento anual de certas dioceses. E para isso há bons motivos. Líder religioso de 1, 086 bilhão de católicos em todo o mundo, o papa parece pobre: não recebe salário, nem sequer usa carteira. Para padrões mundanos, ele age como um monarca absolutista, que não suja as mãos com moedas. Mas sempre tem tudo de que precisa. Vejam o que diz o historiador Hartmut Benz, no entanto, relativiza o clichê das riquezas do Vaticano: "O Vaticano está mais para pobre, se considerarmos suas imensas incumbências".

Com o pequeno orçamento de que dispõe, mal parece dar conta das tarefas a serem realizadas. "Há muitos anos, o Vaticano é obrigado a contar com a solidariedade da Igreja de todo o mundo e aceitar doações de mais de cem Igrejas nacionais", explica Benz. “Mesmo assim, o Vaticano evidentemente é rico, mesmo que não seja em valores líquidos. A Basílica de São Pedro e o acervo dos museus não podem ser vendidos, mas mantêm seu valor simbólico. Como o Vaticano não divulga números sobre seu patrimônio, as estimativas são meramente especulativas, oscilando entre um e doze bilhões de euros”. Muitas dioceses colocam o Vaticano no bolso sem problema nenhum. A arquidiocese de Colônia, por exemplo, que disputa com Chicago o status de mais rica do mundo, teve um orçamento de 680 milhões de euros em 2004. São as dioceses que sustentam a administração romana da Igreja através de subvenções. Outro mistério é o rendimento do capital investido pelo Vaticano, que possui imóveis e ações, além de hipotecas e ouro. Isso inclui o capital investido que gera dividendos, os bens imobiliários que rendem aluguéis e os lucros obtidos de especulações monetárias. Tudo isso é administrado pela terceira instituição financeira do Vaticano, o Instituto para as Obras da Religião (IOR), também chamado de "Banco do Vaticano". O IOR, que não está sujeito às restrições monetárias e de exportação de divisas existentes na Itália, não divulga balancetes. Na realidades dos fatos podemos dizer com todas as letras do alfabeto de que o papa estava em condições insanas ou queria iludir o povo francês. A história do Vaticano, apesar de todo segredo, mesmo assim, a humanidade conhece suas nuanças. Se quiserem maiores informações podem buscar no site: http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,1557411,00.html/

O papa Bento XVI pode ser considerado o maior materialista da terra. “Jesus sempre dizia em suas pregações; Quem dá aos pobres empresta a Deus”. E pelo andar da carruagwem o papado nada deve a Deus Pai Todo Poderoso. “Essas afirmações a seguir não são nossas, mas de alguém que estudou o Vaticano por muitos anos.” “Sabe-se muito pouco sobre as diretrizes de investimento baixadas pelo papa Paulo VI há cerca de 30 anos. Um fato conhecido é que o principal critério para se investir o capital deve ser de ordem moral, independentemente de haver ou não negócios mais lucrativos. O Vaticano prioriza, portanto, empresas de prestação de serviço, sociedades de utilidade pública e empresas do setor alimentício. "Isso também significa que o Vaticano se mantém distante de especulações moralmente duvidosas do ponto de vista da Igreja", comenta o historiador Hartmut Benz. Conglomerados químicos, que poderiam produzir contraceptivos, ou siderúrgicas que abasteçam a indústria bélica são tabus”. Afinal, o macacaco nunca olha para o seu rabo. O que seria do mundo atual se não fossem os homens de boa vontade, os trabalhadores da última hora, os voluntários de Deus e os mensageiros de Jesus Cristo. Bento XVI não é o dono do mundo para condenar. O Vaticano está mais para Mamon do que para Deus.





ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

Nenhum comentário:

Antonio Paiva Rodrigues

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Este blog tem por finalidade divulgar o jornalismo pelo Brasil e no mundo. Bem como assuntos doutrinários e espirituais.